Crime e corrupção nas sombras da
maior floresta tropical do mundo.

Amazon Under World

Entre maio de 2022 e julho de 2023, nossa equipe de 37 jornalistas e profissionais de mídia de 11 países se aventurou em cantos raramente explorados da Amazônia para entender seu ecossistema criminoso.

Passamos um ano investigando esse intrincado cenário e reunindo informações, relatos e dados sobre as forças que levam os protagonistas do submundo amazônico a se envolverem em atividades ilícitas que têm um impacto devastador nas comunidades e no meio ambiente de toda a região.

O projeto Amazon Underworld (O Submundo da Amazônia) apresenta um banco de dados que permitiu mapear a presença de grupos armados nas fronteiras amazônicas dos países e uma série de reportagens de profundidade sobre vários aspectos do crime organizado da região, muitos dos quais tiveram pouca ou nenhuma cobertura da mídia.

PRESENÇA DE CRIME ORGANIZADO E GRUPOS ARMADOS

Para construir esse banco de dados, consultamos fontes primárias e documentos em todos os municípios fronteiriços amazônicos do Brasil, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador e Bolívia.

Nossa Metodologia

EXPLORE AS HISTÓRIAS

Esta rota começa com uma visão geral do submundo da Amazônia, em seguida, leva você a áreas de mineração ilegal de ouro e cultivo de drogas, seguindo rotas de tráfico que cortam o coração da selva. Os criminosos se aproveitam das fronteiras porosas da região, dos inúmeros rios e das incontáveis pistas de pouso clandestinas para transportar drogas e ouro que alimentam os insaciáveis mercados globais.

LEIA MAIS DE AMAZON UNDERWORLD

As reportagens nesta plataforma fornecem uma visão abrangente do crime organizado transfronteiriço, mas há mais em Amazon Underworld.

Clique aqui para histórias adicionais